Ha algumas semanas venho debatendo com as salas a questão do respeito, pedi algumas redações abordando o tema: Eu quero respeito.
O interessante é que dentro deste tema, percebe-se que a criança e o adolescente mesmo com todas as regalias e as leis que o protegem ainda se sentem desrespeitados na sociedade. Percebe-se também que eles sabem o significado da resposta e mesmo assim os que sabem e entende agem de forma contrária ao que escreve, as vezes pra chamar atenção, as vezes por questão de habito.
oque é o respeito: Eu como educador, mulher e mãe defino como respeito não fazer com o outro oque não quer para si.
na internet encontrei algumas definições para respeito das que encontrei a que mais me agradou foi:
O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.
do site: http://www.significados.com.br/respeito/
Na maioria das reivindicações nas redações, foi a falta de estrutura da escola, pelo fato de algumas salas não ter cortinas e os ventiladores estarem quebrados, foi quando enfim pude mostrar que o não respeito ao próximo e a si mesmo, podem gerar consequências, no caso, a escola ano passado tinha esses equipamentos que foram destruídos no decorrer do ano por alguns alunos e hoje os próprios sofrem essas consequências, pois a escola não disponibiliza mais de verbas para repor os materiais danificados...
O fato que o respeito e a educação caminham de mãos dadas... Quando uma criança ou adolescente desde o berço é educado a respeitar não só aos outros como a si próprio e a sociedade em que vive, o resultado com certeza é um cidadão digno de bom caráter, que tem consciência de seus atos, quando não existe essa educação os efeitos são sentidos em todos os aspectos da vida de forma ruim para a própria pessoa e reflete em toda sociedade também.
Profª Jacqueline
Nenhum comentário:
Postar um comentário